Vista da Torre Eiffel em Paris
Hospedagem na Europa

Onde se hospedar em Paris!

Atualizado em
Mapa dos Arrondissements de Paris

Onde se hospedar em Paris é uma dúvida cruel para todos os viajantes que escolhem esse destino. Primeiramente, vale destacar que os altos custos com hospedagens para o viajante, é talvez o fator que cause maior preocupação. Além do mais, trata-se de uma cidade grande, com mais de 2 milhões de habitantes e algumas regiões não muito recomendadas.

Desta forma, nós do Na Viagem de Viajar resolvemos te dar uma forcinha para descolar um quarto que caiba no seu bolso! E além disso, que te proporcione uma experiencia segura na cidade.

Embora seja muito difícil conseguir reunir os três fatores mais considerados pelo turista na escolha da sua hospedagem – Uma boa acomodação, uma boa localizada e um custo razoável – Iremos te direcionar para algumas opções interessantes, na medida do possível, nos bairros mais bem localizados da cidade.

Desta forma, faremos uma abordagem inicial sobre a cidade de Paris, em seguida um breve explanação do que esperar dos distritos mais centrais e por fim algumas dicas de onde ficar em Paris pagando barato.

Entendendo a geografia de Paris

Os “Arrondissements”

A cidade de Paris está divida em 20 distritos que levam o nome de “arrondissements”. Entretanto, esta não é uma divisão muito precisa, sendo que não há fronteiras claras entre os mesmos. Outra ideia que o turista deve internalizar é que, muitas vezes, um bairro situa-se em mais de um arrondissements!

Para ficar fácil de se localizar quando estiver buscando onde se hospedar em Paris, observe que o “CEP” da cidade começa sempre com a numeração 75 e termina com dois dígitos que vão de 01 a 20. Desta forma, os dois dígitos finais indicam o arrondissements que aquela rua se encontra! Confira no mapa acima a localização de cada um deles. Sendo que, os menores dígitos são mais centrais e os maiores mais afastados!

As “portas” de Paris

Antigamente existia uma muralha que circundava toda a idade de Paris. Entretanto, no século XIX, esta muralha foi demolida e substituída por um anel viário. Essas muralhas, assim como em muitas outras cidades europeias, foram construídas como forma de proteção. Obviamente, que existiam passagens através da muralha de proteção que davam acesso a cidade – As famosas “portas”.

Na verdade mesmo, foram várias muralhas de proteção que existiram! Na medida em que a cidade crescia, novas muralhas mais externa eram construídas. Portanto, nas regiões mais internas da cidade, também é possível nos dia de hoje encontrarmos algumas “portas” ainda de pé. Contudo, as que preocupam são as posicionadas nos limites da cidade, onde hoje temos o anel viário que circunda Paris.

Sendo assim, vão aqui as nossas primeiras dicas para descobrir onde ficar em Paris:

Tudo que está após o anel viário que circunda a cidade de Paris (“porte”) é a região suburbana, formada por centenas de cidades menores que integram a região metropolitana com quase 12 milhões de habitantes. Algumas dessas cidades são agradabilíssimas e outras nem tanto, mas como vai você saber? Além disso, o tempo de deslocamento até o centro da cidade, é um fator negativo na decisão de onde se hospedar em Paris. Ademais, são regiões que ficam desertas a noite, limitando seus passeios noturnos.

Outro detalhe importante é evitar as regiões das portas de Paris, propriamente ditas. Mesmo na região interna do anel viário. Talvez, para os habitantes da cidade, alguns desses locais sejam tranquilos de transitar. Porém, o turista é sempre um turista (parece que esta escrito na testa). Assim sendo, o turista se comporta como turista em qualquer lugar… e isso, obviamente, chama à atenção. A hospedagem em proximidade com as “Portes”, assim como no subúrbio (leia-se depois do anel rodoviário), não é recomendada!

Lugares para (realmente!!) evitar de se hospedar em Paris

Agora o papo é serio! Se antes falamos de locais não recomendados, agora falaremos de lugares para serem realmente evitados! Notadamente, eles estão nas proximidades de algumas portas e de algumas estações de trens.

Primeiramente citamos o Norte dos distritos 18 e 19 à noite, em torno de Marx Dormoy, Porte de la Chapelle, La Chapelle, Porte de Clignancourt e Porte de la Villette. Também não podemos esquecer a área da Gare du Nord / Gare de l’Est à noite, no 10º distrito. Finalmente, a região de Châtelet les Halles, à noite, no 1º distrito e alguns quarteirões ao redor da estação “Porte de Montreuil” no 20º distrito à noite. Bem como, Porte de clichy no 17º.

Outras regiões a serem evitadas em Paris são os arredores das estações Stalingrad, Jaures e Barbès Rochechouart. Perto de Montmartre, a região de Pigalle, bem como, La Goutte d’Or, também podem ser locais perigosos a noite.

Existem ainda regiões que não são necessariamente perigosas, mas que por serem regiões com forte predominância de imigrantes, podem causar um certo desconforto pra quem não esta acostumado. Como exemplo temos Château D’Eau e Montmartre!

Finalmente, existe a questão da prostituição nas regiões de St-Denis, Pigalle, Belleville, Bois de Boulogne e Bois de Vincennes.

Os melhores lugares para se hospedar em Paris

Antes de tudo, vale dizer que estas regiões centrais de Paris são os locais mais caros onde você pode ficar na cidade. Muito dificilmente serão encontrados hotéis nestes bairros com diária abaixo de 100 € por casal.

Mas não se desespere! Abordaremos também dicas de onde ficar em Paris com um orçamento mais curto. Certamente, não será no centro da cidade ou não será em quartos individuais, porque na vida há de se fazer opções!

Imediações do Louvre – 1º Arrondissement

Booking.com

Se você quer estar perto de todas as atrações em Paris, então, muito provavelmente, você vai querer ficar no 1º Arrondissement. Este é um lugar imperdível em Paris, especialmente se esta é sua primeira visita na cidade.

O 1º Arrondissement é conhecido como o bairro dos reis da França. Entretanto, é também um dos lugares mais caros para ficar em Paris. Assim sendo, se você é um viajante com orçamento mais restrito, esta pode não ser uma boa opção.

Muito difícil encontrar onde ficar nesta região pagando abaixo de 130 € por casal a diária.

Le Marais – 3º e 4º Arrondissement

Booking.com

Certamente este é um dos bairros mais bonitos e animados para se hospedar em Paris. Embora saibamos que o conceito de melhor é sempre muito subjetivo. Existem muitas opções de atividades nesta região, sendo  uma localização ideal tanto para turistas quanto para moradores locais.

Esta região de Paris é também conhecida por ser o distrito gay da cidade. Entretanto, não que dizer que apenas o público GLS frequenta Le Marais! Open your mind.

Então, se você estiver procurando um lugar onde ficar em Paris, com muita animação noturna, talvez possa encontrar aqui a região ideal. Também recomendamos o 4º Arrondissement para aqueles que buscam uma viagem romântica e que querem fazer alguns passeios nas margens do Rio Sena.

Na região central da cidade, com certeza, este é o lugar onde encontrará as hospedagens mais baratas para ficar em Paris.

Optando por se hospedar no Marais, estará muito perto de atrações como por exemplo: O Museu Picasso, O Centro Pompidou , O Museu Carnavalet e a Place des Vosges.

Quartier Latin – 5º Arrondissement

Booking.com

O  5º Arrondissement de Paris também  é conhecido pelo nome de Quartier Latin. É uma região marcada pela  sua cultura e história. Afinal, aqui é o lugar onde os romanos se estabeleceram pela primeira vez e fundaram a cidade de Lutécia. O Quartier Latin também é o distrito mais antigo de Paris e possui como marca a forte presença de estudantes devido a universidade Soborne estar localizada neste bairro.

Esta é a área onde ficar em Paris se você gosta do clima jovial e frenético, professores, estudantes e artistas em  uma atmosfera muito animada. Porém, sem ser estressante com intenso fluxo turístico.

O bairro abriga os restos da arena galo-romana Lutece, a famosa Universidade da Sorbonne, o Panteão , o Palácio de Luxemburgo e seu enorme jardim, o Boulevard Saint-Michel e o famoso Théâtre de l’Odéon. É um bairro agradável, repleto de história e arte. Você encontrará aqui hotéis classificados de uma a quatro estrelas.

Como resultado, o Quartier Latin torna-se uma boa opção onde se hospedar em Paris por ser possível encontrar acomodações com preços mais simpáticos que a maior parte dos distritos da região central. O 5º arrondissement também é uma das boas alternativas onde se hospedar em Paris para quem curte a vida noturna.

Saint-German-Des-Prés – 6º Arrondissement

Booking.com

Este é um bairro muito pequeno e adjacente ao Quartier Latin. Contudo, muito popular pelo seu charme e conhecido pela sua atmosfera boêmia, arquitetura, galerias de arte e igrejas. Rodeado pelo Sena, chegamos às docas perto da famosa Pont des Arts e Pont Neuf.

O 6º Arrondissement é o local onde ficar em  Paris, se você quiser desfrutar dos refinados cafés e das famosas galerias de arte. Consequentemente, está também é uma região de custo mais alto a exemplo do Marais e da região da Torre Eiffel. Entretanto, nunca é demais destacar que a cidade de Paris, como um todo, não é um destino barato.

Como destaque do bairro você desfrutará das lindas ruas com arquitetura bastante tradicional. Outras atrações próximas são os jardins de Luxemburgo e a Igreja Saint Sulpice. O 6º Arrondissement é conhecido por seu Quartier Saint Germain des Prés, onde intelectuais e artistas costumavam se encontrar desde muito tempo. Aqui a variedade de restaurantes também é enorme.

Torre Eiffel – 7º Arrondissement

Booking.com

Antiga aglomeração “Fora dos muros” de Paris, o Faubourg Saint-Germain representa hoje o distrito dos departamentos a oeste da margem esquerdado rio Sena. Este é um bairro muito elegante e prestigiado, onde você vai, naturalmente, encontrar a Torre Eiffel , o Jardim de Marte, o famoso Branly Embankment, o Musée d’Orsay e um grande número de instituições da República – como o Hotel Matignon, o Palais Bourbon, onde fica a Assembléia Nacional – assim como os maioria dos ministérios e numerosas mansões.

O 7 º Arrondissement é para você, se você quiser se hospedar aos pés da atração mais famosa de  Paris: A Torre Eiffel, bem como o Museu dos Invalides. É um bairro incrivelmente bonito, mas também bastante congestionado de turistas. Obviamente, que sua localização privilegiada tem um custo!

Champs-Élysées – 8º Arrondissement

Booking.com

O 8º Arrondissement é o lugar onde se hospedar em Paris para aproveitar o famoso “Triângulo Dourado”: Rue Montaigne – Rue George V – Avenue des Champs-Elysées.

Certamente, este é o melhor lugar para os amantes da moda e os viajantes de luxo. Quanto mais próximo ao Arco do Triunfo e a Champs Elysées, mais caros ficam os hotéis.

Embora esta não seja uma região das mais atrativas para viajantes com orçamento apertado, é possível encontrar na região de Gare Saint Lazare hotéis de 3 estrelas na faixa de 100-130 €. Porém, apesar de estarem tecnicamente no 8º distrito, ficam em média 2.5 km de distancia do Arco do Triunfo. Por outro lado, ficam bem próximos a Igreja La Madelaine e a Opera Garnier.

Hospedagens baratas em Paris

Primeiramente, gostaria de alertar a respeito de muitas “dicas” que rolam pela internet de hospedagem “barata” em Paris. Presta muita atenção nas estações de metrô que estão próximas, estações ferroviárias e se tais hospedagens estão próximas as “portes” ou áreas não recomendadas para se hospedar em Paris. Desconfie de ofertas muito baratas. Vejo indicações de hotéis na cidade de Paris que são verdadeiras armadilhas.

A verdade é que não existe mágica! As hospedagens mais simples giram em torno de 100 €. Mesmo assim, ainda é possível encontrar hotéis em Paris, um pouco mais baratos, em regiões seguras e bem localizadas. Para tanto, a antecedência nas reservas é fundamental porque os quartos esgotam muito rapidamente.

Outra importante consideração é que se busca se hospedar em Paris em um quarto individual, é praticamente impossível encontrar algum lugar para ficar por menos de 50 € para um casal por dia. Assim sendo, vamos trabalhar neste momento com algumas indicações pontuais na faixa de preços entre 50 € e 100 € para um casal.

Finalmente é preciso ter em mente que são hospedagens simples, muitas vezes com quartos pequenos, alguns sem elevadores ou outras comodidades. Certamente, são opções onde ficar em Paris pagando barato, para viajantes que priorizam a questão dos custos com hospedagem.

11º arrondissement, uma alternativa de hospedagem barata em Paris

Finalmente vamos falar como economizar com hospedagem da cidade de Paris. Se o seu orçamento está um pouco mais restrito, talvez possamos aqui te ajudar a descobrir onde ficar em Paris pagando “barato”.

Provavelmente a região que se inicia em Place de La République, seguindo em direção a Place de La Bastille, até alcançar as imediações de Roquette,  não é das mais atrativas turisticamente falando. Contudo, são áreas residenciais a partir das quais é possível chegar com facilidade nos principais pontos turísticos.

Por outro lado, é uma região bem servida por trasporte público, restaurantes e bares. E, acima de tudo, um local seguro para ficar em Paris pagando mais barato. Inclusive, contando com uma bela variedade de bistrôs e lojas super descoladas! O mais importante é que os preços nesta região, no geral, são bem mais baixos que nos distritos 1º ao 8º.

Desta forma, você pode usar como referencia nesta região a Rue de Charonne (onde inclusive fica um restaurante com estrela michelin, o Septime), Rue Oberkampf, Rue de la Roquette (perto da Bastille) e Rue de Lappe. Todavia, o público predominante na vida noturna desta região é bastante jovem, descolado (branché) e os ambientes são essencialmente descontraídos (cool).

Inclua na sua busca por onde ficar em Paris pagando barato a região de Folie-Méricourt. Porém, tenha atenção ao seguinte detalhe: Sempre se afastando da região de Belleville e aproximando-se da região do famoso Bataclan.

Assim sendo, seguem algumas indicações para ficar em Paris pagando barato nesta região da cidade.

Hôtel des Andelys, Hotel Leonard De Vinci, Hôtel De Nemours, Hipotel Paris Voltaire Bastille e Camelia Prestige – Place de la Nation.

Finalmente, optando por esta região não esquece de dar uma passada no cemitério Père-Lachaise. Onde é possível ver os famosos túmulos de diversas personalidades sepultadas por lá.

10º arrondissement , onde se hospedar barato em Paris

Booking.com

Certamente uma alternativa a ser considerada na busca onde ficar em Paris pagando barato. Entretanto, é uma área com algumas ressalvas. A minha recomendação nesta área é que procure hospedagem ao longo do Canal de Saint-Martin, mas até um certo limite.

O canal de Saint-Martin finaliza na estação Jaurés, já mencionada acima como um lugar a ser evitado. Outra intersecção importante é a região do canal que passa ao lado da Gare de l’Est, localidade também não recomendada. Finalmente, cabe considerar a região de Porte Saint-Denis por ser uma conhecida área de prostituição da cidade.

Desta forma, o melhor direcionamento no 10º arrondissement é na região de Place de la Republique e a região mais ao Sul, fronteiriça com o 11º arrondissement e Le Marais. Bem como, a divisa com o 9º arrondissement.

Assim sendo, vamos fazer 5 indicações de onde ficar no 10º arrondissement em Paris na faixa de 50 € a 80 € o casal. Est Hotel, Hôtel Des 3 Nations, Hotel Luna Park, Hotel Voltaire République e Hotel du Nord et de l’Est. Obviamente, estamos a tratar de acomodações simples para quem procura um lugar barato para ficar em Paris!

Hosteis, as opções mais baratas de hospedagem em Paris

Se ainda assim, a média de valores de hospedagens individuais em Paris está alta, as boas opções onde se hospedar em Paris barato, abaixo de 50 €, são os quartos coletivos. A cidade possui uma boa rede de hosteis e aqui vamos priorizar a localização dos mesmo.

Observe também as opções de apartamentos privativos oferecidas por alguns hosteis. Com certeza os preços ficam interessantes para quem viaja em grupo. Na maioria das vezes abaixo de 50 € por pessoa fazendo o rateio do preço total do quarto.

Hosteis ultraeconômicos em Paris

Nossa primeira escolha é o Young & Happy Hostel , simplesmente porque está bem localizado em uma animada rua do Quartier Latin. Acima de tudo, diria que é muito difícil encontrar outro lugar onde ficar no centro de Paris por menos de 30 €.

Outra opção de hostel, na mesma linha do anterior é o MIJE Fourcy, Fauconnier, Maubuisson. Entretanto, localizado no Marais. Mais uma opção próxima da maioria das atrações e com vida noturna agitada. Esta é outra opção onde se hospedar em Paris por menos de 30 €.

Também no segmento abaixo de 30 €, temos outra opção na região da Bastilha. Certamente, mais barato que este e com boa localização não vai existir! Apresentamos-lhes o Bastille Hostel. Dormitório misto, com apenas duas camas, por 22 €.

Os melhores hosteis em Paris

Antes de tudo precisamos entender que estamos falando de Paris e as coisas, no geral, não são baratas por aqui! Portanto, saibam que alguns hosteis custam mais caro que um hotel de baixo custo. Dependendo muito dos serviços oferecidos e da localização.

O 3 Ducks Boutique Hostel and Bar é o que você pode encontrar mais perto da Eiffel, com uma boa avaliação e um preço abaixo de 50 €. Ademais, em 15 a 20 minutos de caminhada você chega na “dama de ferro”.

Outra opção a ser considerada é o Generator Paris, localizado nas imediações do canal de Saint-Martin. Se você que ficar em Paris em uma região descolada da cidade, achou sua hospedagem. Ademais, a rede Generator dispensa muitas apresentações.

Finalmente, indicamos outra opção onde se hospedar barato em Paris na região do Quartier Latin. Oops! Latin quarter by Hiphophostels.

Considerações finais

Embora o assunto não se esgote por aqui, acreditamos que estamos entregando literalmente mastigado um bom guia para escolha de hospedagem na cidade. Entretanto, querendo se arriscar a seguir as receitas mágicas, irresponsavelmente divulgas em muitos canais on line, não poderá mais dizer que foi por falta de aviso!

Querendo saber um pouquinho mais sobre a cidade, confira alguns dos nossos conteúdos clicando aqui e aqui!

Compartilhe nosso conteúdo e nos ajude a continuar ajudando você!!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um presente para você!! Download GRÁTIS
Coleção GUIA DE TRANSPORTE PÚBLICO NA EUROPA!

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Houve um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Na Viagem de Viajar usará as informações fornecidas neste formulário para entrar em contato com você e fornecer atualizações e marketing.