Las Ramblas
Espanha,  UM DIA PELO MUNDO

O que fazer em Barcelona – Gastronomia e história

Acima de tudo, antes de saber o que fazer em Barcelona, entenda que estamos falando de uma cidade com personalidade própria. Acima de tudo é preciso saber que você estará visitando mais do que uma cidade da Espanha – Você esta visitando a capital da Catalunha!

Portanto, o idioma aqui não é o castelhano, o prato típico não é a paella e muito menos é a terra da dança Flamenca. Sobretudo, na cabeça de grande parte dos catalães, você esta em um outro país. Bem vindo a louca Barcelona!!

Então, vamos embarcar nessa viagem?

Descobrindo o que fazer em Barcelona – Uma voltinha pelo centro.

Praça Catalunha

Praça Catalunha, o que fazer em Barcelona.
Plaça Catalunya.

Me parece que um excelente ponto de partida é a Plaça Catalunya. Primeiramente, porque é um local central e de fácil acesso. Por sinal, nesta praça, exatamente em frente ao Cortes Inglês (uma grande loja de departamentos) fica a parada de ônibus para a linha que te deixa no aeroporto. Desta forma, você evita as conexões de metro na “perigosa”* Estação Barcelona Sants.

*Nada para se assustar, mas todos sabem da presença dos famosos pickpokets no local. E, com certeza, você transitando por lá cheio de malas, pode virar um prato cheio para os espertinhos.

Certamente este é um ponto para voltar mais tarde e fazer umas compras. Além do El Corte Inglês, você encontra qui a Zara, a FNAC, um shopping e até uma filial do Hard Rock Café, onde você pode fazer uma reserva aqui.

Las Ramblas

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que, na verdade, apenas a avenida principal tem o nome de Rambla. Como resultado do intenso fluxo turísticos nesta avenida e suas imediações, as ruas adjacentes tornaram-se as “Ramblas”.

Esta larga avenida, lotada de pontos comerciais diversos, liga a Praça Catalunha ao Porto Velho da cidade (Port Vell). Outra informação importante, para que se situe, é que ao seu lado direito esta o bairro do Raval e do lado esquerdo o Bairro Gótico (Bari Gotic). Sendo que este ultimo é um dos centros da vida noturna e ponto chave desse nosso passeio.

Desta forma, iremos descer andando pelas Ramblas em direção ao mar até encontrarmos ao lado direito a nossa primeira parada.

La Boqueria

Um lugarzinho cheio de cores e sabores e que também nos conta um pouco da história da cidade. O “Mercat de Sant Josep” foi inaugurado em 1840, exatamente no dia de São José. Como resultado, herdou o nome do padroeiro.

Na verdade, até o final do Sec. XVI, a feira rolava do lado de fora das muralhas da cidade para driblar os impostos. Posteriormente, passou a funcionar dentro do convento das Carmelitas descalças. Nesta época, também os açougues mudaram-se para lá como resultado do crescimento da importância da região.

Finalmente, com a queda da muralha que protegia a cidade, em meados do Sec. XIX e depois de um grande incêndio na região, o prédio foi reconstruído. Simplesmente “a galera” tocou fogo em todos os conventos da região durante uma revolta popular!

Certamente esta é uma oportunidade única para apreciar os deliciosos sucos da fruta, o famoso Jamón Ibérico, pulpitos e a tradicional “cava“.

Praça Real

Praça Real - Barcelona. O que fazer em Barcelona para numero 3.
Praça Real – Barcelona

Continuando nossas dicas sobre o que fazer em Barcelona, vamos caminhando até nossa próxima parada. Acima de tudo, este é um lugar para não esquecer. O berço das importantes famílias desde meados do século XIX, época da sua construção.

A Praça Real (Plaça Reial) é um lugar repleto de bares, restaurante e clubes noturnos. Desta forma, tornou-se parada obrigatória. Servindo como porta de entrada do bairro Gótico (Bari Gotic). Outra opção de vida noturna, ao invés de ir para a região do Porto Olímpico.

Da Praça Real à Praça do Rei

Praça do Rei, Barcelona. Roteiro o que fazer em Barcelona.
Praça do Rei, Barcelona.

Continuamos a descobrir o que fazer em Barcelona! Da praça Real à Praça do Rei gasta-se apenas 8 minutos andando.

Em primeiro lugar, é importante saber que foi exatamente nessas escadarias que Cristóvão Colombo anunciou o descobrimento das Américas, aos Reis Católicos Dona Isabel I e o Rei Dom Fernando II.

Reza a lenda que ali chegou Cristóvão com 06 índios, papagaios e algumas peças de ouro!

Outras construções na praça, além do Palácio Real, completam a paisagem. Temos ali a Igreja Real, as Torres e o Tribunal da Inquisição.

Coladinho a Praça temos um dos museus mais interessantes da cidade. O extraordinário Museu de História da Cidade de Barcelona (MUHBA). Talvez, possa ser chamado também de túnel do tempo (rs). Aqui é possível conhecer a história de “Barcinos Romana” desde a sua fundação no Sec. I a.C..

A visita é muito interessante porque você tem a oportunidade de passear por uma das ruas da época do Império Romano. Explorando no subterrâneo um bairro de oficinas, uma fábrica na qual o peixe era preparado, uma vinícola e a igreja da antiga Barcino!

Finalmente, a visita à Capela de Santa Ágata e a um salão do palácio encerram o passeio.

Vale muito a pena fazer uma visita. Reservas aqui.

A Catedral de Barcelona

Catedral de Santa Eulália, Espanha
Catedral de Santa Eulália, Barcelona.

Seguimos andando por cerca de dois minutos até a nossa próxima parada.

Outra bela construção da cidade que foi erguida entre os séculos 13 e 15. A Catedral da Santa Cruz e da Santa Eulália não pode ficar de fora do nosso roteiro sobre o que fazer em Barcelona. Ainda mais que a visita é gratuita no período da manha. No período da tarde custa 6 euros, confira aqui.

Além da parte interna é possível conhecer a cripta da Eulália e o terraço da igreja.

Sabe quem foi Santa Eulália?

A menina virgem que pelo fato de ser Cristã foi submetida a treze tipos de torturas por Diocleciano. Dentre elas, rolaram a garota ladeira a baixo dentro de um barril com facas e vidros, cortaram seus seios, crucificaram-na e finalmente foi decapitada.

Reza a lenda que uma pomba branca voou do seu pescoço após a decapitação.

Onde comer em Barcelona

Bateu fome, não é? Eu avisei para aproveitar o lanche na Boqueria, não foi? Seguem algumas indicações na região:

  • 4 Gats – Acima de tudo, uma indicação de peso na faixa de 20 Euros. Confira o cardápio aqui.
  • Tapes Barcelona – Opção econômica, porém com excelentes tapas. Faixa de preço 16 Euros. Reservas e cardápio aqui.
  • Agut – Comida típica. Faixa de preço 30 Euros. Reservas e cardápio aqui.

Descobrindo o que fazer em Barcelona – A brisa do mar

Certamente com as energias recarregadas, chegou momento de finalizar o passeio com chaves de ouro. Nada de preguiça porque ainda temos muito o que apreciar nesse roteiro.

Esteja onde estiver, retorne a Rambla e continue descendo em direção ao mar. Ao final da avenida estará em Port Vell! Onde também encontraremos (advinha??) mais uma Rambla, ora! A Rambla del Mar. Também nesta região temos diversas opções para tomar um drink, a exemplo do Maramagnum. Se tiver jogo do Barça, não deixe de passar por lá.

Port Vell, Barcelona. Roteiro o que fazer em Barcelona.
Port Vell – Barcelona.

Outras opções na região são o L”Aquarium e o Museu de História da Catalunha.

Entretanto, antes de fazer a sua opção não deixa de apreciar e também fazer umas fotos no Mirador del Colom. Sim, ele mesmo! Cristóvão Colombo e apontando para as Américas!

Talvez, para quem estiver com crianças a melhor opção seja seguir o passeio visitando o Aquário. Adquira seu ingresso sem filas aqui.

Não pense que acabou! Certamente, ficou muita coisa de fora ainda. Apenas nesta região podemos sugerir pelo menos mais dois diferente “tours”. Se quiser mais é só pedir! Tem a catedral de Santa Maria del Mar, a Muralha Medieval Romana, Barceloneta, O Palácio da Generalidade, o Templo de Augusto e até um Museu do Chocolate!

Onde se hospedar em Barcelona

Querendo ir além de Barcelona???

Simule aqui, em um só lugar, as melhores ofertas de trem, ônibus e avião!

Cadastre-se de fique atualizado sobre novos posts!!

Email Marketing by E-goi

Compartilhe esse artigo e nos ajude a produzir mais conteúdo para voce!!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um presente para você!! Download GRÁTIS
Coleção GUIA DE TRANSPORTE PÚBLICO NA EUROPA!

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Houve um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Na Viagem de Viajar usará as informações fornecidas neste formulário para entrar em contato com você e fornecer atualizações e marketing.