
Bate e volta a Sintra e Cascais – Além de Lisboa.
Confira nesse Post:
Esse bate e volta a Sintra e Cascais é uma excelente opção para mergulhar nos encantos de Portugal. Dentre muitas razões, a região é habitada desde 308 a.C. por Gregos, Galo-Celtas e Túrdulos. Inclusive, a título de curiosidade, tendo sido construído por lá um templo dedicado a Lua.
Certamente, este bate e volta a estas duas cidadezinhas, faz parte do roteiro obrigatório pela “terrinha”. Primeiramente, por serem próximas de Lisboa e além disso possuem atrações imperdíveis em uma visita a Portugal. Sobretudo, posso garantir que não irão faltar estórias para contar e momentos para recordar durante esse bate e volta a Sintra e cascais!
Portanto, se você busca o que fazer em Lisboa durante a sua estadia mais prolongada, esse nosso roteirinho vai te mostrar opções incríveis para aproveitar melhor a sua estadia.
Como iniciar o bate e volta a Sintra e Cascais.
Coladinho com Praça dos Restauradores em Lisboa, encontramos a belíssima estação Central de Lisboa. Um edifício em estilo manuelito, inaugurado em 1890. Como resultado da sua importância, em 1971 foi classificado como imóvel de interesse público. Obviamente, se “tens lata” para tanto, este será o seu ponto de partida!
O percurso entre Lisboa e Sintra dura em torno de 40 minutos e os comboios saem em intervalos inferiores a 01 horas. Como resultado de tamanha oferta, não há necessidade de compra antecipada de passagens. A passagem custa 2,25 euros e pode ser adquirida na própria estação, confira os horários.

Saindo da Estação Ferroviária de Sintra até o Centro da cidade.
Uma vez na cidade, é hora de se deslocar até a região central e aproveitar o seu bate e volta até Sintra. Certamente, a melhor alternativa é utilizar a linha turística 434. Visto que, o caminho até as principais atrações na cidade é formado por trechos bastante íngremes.
Nesse ponto se faz necessária uma explicação. A tarifa desta linha custa 3,90 Euros (salgado, hein! Mais caro que um ticket em Amsterdam ou Paris) cada trecho. Por outro lado, existe uma opção “Hop-on / Hop-off” que sai pela “bagatela” de 6,90 Euros. Desta forma é possível visitar as principais atrações na cidade de Sintra, sem ter que andar muito a pé e sem ter que pagar uma passagem a cada vez que subir no ônibus.
As principais atrações para serem visitadas em Sintra são o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena, o Palácio da Vila e o Parque da Liberdade. O passe pode ser adquirido dentro do ônibus – “Autocarros”.
Centro de Sintra – Ao fundo o Palácio Nacional de Sintra Centro de Sintra.

Inicio do bate e volta a Sintra e Cascais – Visita ao Castelo dos Mouros.
Essa será nossa primeira parada estratégica. Certamente, esta é uma atração muito interessante porque remonta a invasão muçulmana na Península Ibérica. Ademais, é importante saber que esta é uma construção entre os séculos VIII e IX e que teve como objetivo controlar o acesso as cidades de Lisboa e Cascais.
Horário de funcionamento e ingressos.
- Até 30/03/2019: 10h00 – 18h00, último bilhete e última entrada 17h00.
- Após 30/03/2019: 09h30 – 20h00, último bilhete e última entrada 19h00 .
Devido ao fato de ainda existir muita coisa para explorar, talvez seja interessante adquirir ingresso antecipadamente, para entrada rápida aqui.
Visita ao Palácio Nacional da Pena.
Primeiramente, é preciso destacar que esta é a principal atração de Sintra. Como resultado, a antiga residencia de verão da Corte Portuguesa é uma das mais visitadas atrações em Portugal.
Inicialmente havia por lá apenas o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerônimo, construído em 1511 pelo rei D. Manuel I. Posteriormente, já em 1843 foi implantada uma segunda ala edificada por D. Fernando II.
Além disso, foi também plantado no local um jardim com mais 500 espécies vegetais e construída uma residencia de verão para Condessa d’Edla. Como não poderia ser diferente, essa maravilha foi classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Acho que já é possível perceber a importância dessa bate e volta saindo de Lisboa, não é mesmo?

Como resultado de uma edificação que sofreu influencia de diversos estilos arquitetônicos ao longo dos anos, o aspecto carnavalesco do palácio é bem peculiar. Desta forma, facilmente percebe-se a misturas dos estilos neo-gótico, neo-manuelino, neo-islâmico e o neo-renascentista!

Horário de funcionamento e Ingressos do Palácio da Pena.
- PARQUE
Até 30/03/2019: 10h00 – 18h00, último bilhete e última entrada 17h00.
Após 30/03/2019: 09h30 – 20h00, último bilhete e última entrada 19h00. - PALÁCIO
Até 30/03/2019: 10h00 – 18h00, último bilhete 17h00, última entrada 17h30.
Após 30/03/2019: 09h30 – 19h00, último bilhete 18h15 e última entrada 18h30 .
Os ingressos podem ser adquiridos para visitar apenas o Parque (área externa) ou Parque e o Palácio. Na alta estação a fila para compra de ingressos é grande. Por este motivo, evite perder tempo e adquira o seu ingresso para visitar o palácio da Pena aqui.
Palácio Nacional de Sintra (Palácio da Vila).
A proposta aqui é descer para dar uma volta na vila de Sintra, descansar um pouco ou fazer algumas comprinhas. Certamente, esse tempinho para pegar um folego e continuar o bate volta a Sintra e Cascais sera bem vindo!
Dentre outras construções antigas no Centro de Sintra, aproveite para apreciar o Palácio da Vila. Era um dos palácio reais e foi edificado no século XV.
Querendo visitar o Palácio, nada impede! Compre o ingresso para o Palácio nacional de Sintra aqui.
Como chegar em cascais – Continuando o bate e volta a Sintra e Cascais.
A melhor opção para ir de Sintra a cascais é ir de ônibus através das linhas 403 ou 417. O embarque é feito na Estação Chão de Meninos, em média uns 25 minutos de caminhada a partir do Centro da cidade. O preço da passagem é de 4,25 Euros e pode ser comprado no interior do ônibus.
Opção 1: Almoçar em Sintra e pegar a linha 403.
O trajeto da linha 403 tem duração média de uma hora, porém tem a vantagem de fazer uma parada no Cabo da Roca. Acreditava-se até o século XIV que ali era o fim do mundo! Ademais, o trajeto é feito pelas vias costeiras através do qual poderá desfrutar de belíssimas paisagens.
Onde almoçar em Sintra.
- Bacalhau da Vila – Típico Português com preço médio de 18 euros.
Rua Arco do Terreirinho, 3. - Romaria de Baco (veja o cardápio)- Especialidade em queijos mas com ótimos pratos com um preço médio de 25 euros. R. Gil Vicente, 2.
- Tascantiga – Gastronomia portuguesa em formato tapas e com uma apresentação original. Preço médio 20 Euros. Escadinhas da Fonte da Pipa, 2/4.
Opção 2: Pegar a linha 417 e almoçar em Cascais.
Em contraste a linha 403, a 417 traz como vantagem o tempo. Visto que, a viagem de Sintra até cascais tem duração de apenas 30 minutos.
Onde almoçar em Cascais.
- Furnas do Guincho (confira o cardápio) – Dispensa maiores apresentações à 5 minutos de carro da praia da Boca do Inferno. Guincho, 2750-642.
- Mar do inferno (confira o cardápio) – Localizada na praia da Boca do inferno e especializado em frutos do mar. Preço um pouco mais caro, na média 25 a 35 euros. Avenida Rei Humberto II Itália , 2750-800.
- Tasca da Vila (confira o cardápio) – Preços simpáticos! R. Visc. da Luz 7, 2750-415.
O que fazer em Cascais.
Em primeiro lugar é importante deixar claro que entre o meses de Novembro e Fevereiro a visita não é recomendada. Sobretudo, porque o grande atrativo de Cascais, que foi residencia da realeza, são as praias! Também saibam que mesmo no verão as águas são geladas!!
Uma vez com o estomago forrado, a grande sacada aqui é bater perna pelo centro da cidade sem compromisso. Esta é a melhor forma de curtir seu bate e volta até Cascais. Mesmo porque, a parte inicial do passeio foi intensa.
A cidade é um charme a parte e tem até uma agencia do Banco do Brasil e juro que não estão me patrocinando (jamais poderia esperar por isso).

Acima de tudo compartilhamos que não será difícil descobrir maravilhosas vista e paisagens espalhadas pelo Centro da cidade.

Ponto de destaque e bastante concorrido, principalmente no verão, é a Praia da Boca do Inferno. Um verdadeiro convite a sentar-se para sentir a brisa do mar, relaxar, apreciar um drink e esperar o por do sol…
Praia da Boca do inferno Praia da Boca do Inferno
Finalizando o bate e volta a Sintra e Cascais – Retorno a Lisboa.
Hora de voltar para Lisboa! Sem dúvidas a melhor opção é pegar o comboio (trem) na Estação Ferroviária de cascais. O percurso entre Cascais e Lisboa dura cerca de 50 minutos.
Onde se hospedar em Cascais.
Se curtiu a cidade e como resultado pretende ficar mais dias por lá, seguem algumas dicas de hospedagem.
- Cascais Terrace Fruit Point e Cascais Cool Hostel Suites & Pool. Primeiramente, apresentamos duas opções econômicas no centro da cidade com quartos compartilhados (hostel) e suítes individuais.
- Cascais Jasmim Doce. Mais notável relação custo x benefício na cidade. Embora à 02 km do centro, certamente o baixo custo compensa.
- Pergola Guest House B&B – Adults Only. Outa opção de hospedagem custo x benefício na cidade e com uma excelente localização.
- Vila Gale Cascais. Beira mar, centro e a rede dispensa maiores comentário.
- Pestana Cidadela Cascais – Pousada & Art District. Em contraste com as sugestões anteriores, indicamos agora uma opção 5 estrelas. Acima de tudo, muito bem localizada.
Onde se hospedar em Lisboa.
Com toda certeza a região central da cidade é a mais conveniente para o turista. Primeiramente cabe destacar a região do Cais de Sodré, Chiado/Baixa e Príncipe Real. Como alternativa de menor custo temos a Avenida Liberdade.
- Lisbon Destination Hostel, Surf in Chiado e 5 Sins Chiado Hostel. Primeiramente abrimos a lista de opções econômicas com 3 excelentes hosteis. vale destaque a localização do Destination, dentro da estação Rossio.
- Bons Dias. Outra opção econômica, porém com quartos individuais simples. Ótima localização no calçadão do Carmo.
- Pump Your Heart in Lisbon. Mais uma outra excelente relação custo x benefício no centro da cidade.
- Hola Lisbon Suites e Hotel Gat Rossio. Em contraste com as opções anteriores, aqui sugerimos duas opções de custo intermediário. Ambas muito bem localizadas na região central da cidade.
- Palácio do Governador, Hotel Avenida Palace e Corpo Santo Lisbon Historical Hotel. Finalmente, na categoria luxo, seguem três opções escolhidas a dedo. Sendo que, a primeira fica no bairro do Belém e as últimas duas na região central.
Cadastre-se e fique atualizado sobre novos posts!!
Compartilhe nossa publicação e nos ajude a produzir mais conteúdo para você!!

